sexta-feira, 18 de junho de 2010

(GO) XI EGEL/ I EPEL/ VIII SELL

sexta-feira, 18 de junho de 2010

As coordenações dos eventos (EGEL, EPEL e SELL) resolveram unir seus esforços e trabalhos para oferecerem uma programação unificada, com a finalidade de divulgar as pesquisas de docentes e discentes dos Cursos de Letras do estado de Goiás e regiões circunvizinhas. Os trabalhos serão divulgados através de palestras, comunicações, painéis, mini-cursos, mesas redondas e grupos de discussão, que terão o trabalho publicado em um Caderno de resumo e nos anais do evento. Além das atividades científicas, os docentes e discentes do Curso de Letras promoverão atividades culturais e festivas com a finalidade de integração dos participantes do evento.

E-MAIL PARA DUVIDAS: eventosletras.unucseh@ueg.br

0 comentários

quarta-feira, 16 de junho de 2010

MANIFESTAÇÃO ESTUDANTIL E TRUCULÊNCIA POLICIAL EM IPORÁ

quarta-feira, 16 de junho de 2010
No dia 10 de junho de 2010 o governador Alcides Rodrigues esteve na cidade de Iporá para inaugurar a  estação de tratamento de esgoto.
O evento ocorreu na parte da manhã e teve a presença de parte da população. Entre os participantes estavam alguns alunos da UEG de Iporá. Estes foram até o local para fazer algumas reivindicações em prol da Instituição UEG.
Os universitários estavam em número de apenas 05 (cinco) decidiram fazer uma manifestação pacífica, entregando panfletos e utilizando duas faixas. O conteúdo das faixas demonstrava indignação quanto ao descaso para com a UEG e sua real situação. Já nos panfletos eram destacados alguns pontos como; valorização dos professores, melhor estrutura e assistência estudantil.
Logo que o evento teve início os universitários tomaram suas posições e começaram a realizar seus trabalhos. Uma das faixas foi colocada na entrada da estação de tratamento e a outra ficou em mãos, sendo levantada pelos próprios estudantes e os panfletos estavam sendo distribuídos por outros três alunos.
Agora, vamos ao que interessa.
A faixa que fora colocada na entrada da estação foi RASGADA. Em seguida, alguns policiais (isso mesmo, eu disse policiais) chegaram até os universitários e ordenaram que guardassem a faixa sob a ameaça de prendê-los. Os estudantes indagaram sobre o porquê da proibição. Por que não podiam permanecer com a faixa estendida? A resposta foi a seguinte : "Porque sim". Também foi dito aos alunos que estavam proibidos de fazer qualquer tipo de manifestação no local e se não cedessem iriam ser detidos sob a alegação de desacato a autoridade.
1° É direito de qualquer cidadão exercer a liberdade de expressão.
2° Em nenhum momento os universitários fizeram algo que os condenasse.
 
Uma das faixas que foi rasgada trazia uma mensagem sobre o coronelismo ainda existente em nosso estado e os estudantes foram severamente reprimidos. Mas, qual o risco que as faixas representavam? O risco de mostrar a verdade e fazer as pessoas pensarem? Em que país vivemos? Existe realmente democracia? Formam-se cidadãos críticos para ficarem calados?
REPITO: Estudantes foram reprimidos e ameaçados de serem presos por apenas distribuírem panfletos e segurarem uma faixa!
VERGONHA, VERGONHA, VERGONHA!!
Como podemos definir a atitude de nossas autoridades: de autoritários, ditatoriais ou repressores?
Os meios de comunicação "viraram as costas" (nenhuma foto sequer) apenas uma rádio local procurou os estudantes após a repressão.
Os universitários não reagiram. Foram embora com o sentimento de missão cumprida e também sentindo na pele as marcas de uma falsa democracia e de uma ditadura camuflada.
O Poder deveria se basear na arte do convencimento por meio do diálogo.
A força é instrumento da ditadura! Ao mesmo tempo, é sinal de fraqueza.

Uilton Júnior - Geografia - UEG Iporá

0 comentários