sábado, 13 de junho de 2009

Relatório da Manifestação realizada na UEG - UnUCSEH no dia 10/06/09

sábado, 13 de junho de 2009


A manifestação começou por volta das nove e vinte. Nos reunimos no pátio para explicar o motivo da manifestação e fazer algumas declaraçõe. Alguns alunos e professores se revezaram no microfone. Saímos pela Avenida JK em direção ao cruzamento da Avenida Brasil com a Goiás. Lá, com o sinal fechado, mostramos faixas aos motoristas e pedestres, e subimos pela Avenida Goiás, em direção à Praça Bom Jesus.


Ilustração 1: Subindo a Avenida Goiás



Ilustração 2: Subindo a Avenida Goiás


Quando subíamos a Goiás, houve desentendimento com a polícia, que apareceu perguntando se havia algum representante do movimento, dizendo que estava “desorganizado”, e que a manifestação precisava de alguém que estivesse à frente. Na verdade o interesse era pegar uma pessoa como “cobaia”, expressão utilizada pelo próprio policial.

Ilustração 3: Polícia pergunta "quem é o representante da manifestação?”.



Ilustração 4: Policial diz que vai levar Adriano como cobaia, por ninguém se identificar como representante do ato.



Ilustração 5: Querem levar alguém até a delegacia, dizendo que precisávamos de autorização para manifestar.


Ilustração 6: Fomos atrapalhados várias vezes, carros paravam na nossa frente.


Ilustração 7: A manifestação foi pacífica.

Ao chegar à Praça Bom Jesus, fizemos um jogral, para que a população pudesse entender o motivo de estarmos ali. Descemos pela Avenida Barão do Rio Branco, viramos na rua Desembargador Jaime, onde está situado o colégio estadual Santana, e continuamos pela Avenida Goiás. Não houve mais problemas com a polícia na volta.

Existiu a idéia de se queimar pneus, mas, por falha na comunicação, as coisas não funcionaram.

Ao voltarmos para a Unidade Jundiaí, fizemos uma assembléia apara avaliarmos nosso ato, deliberamos que:

- Cindy e a profa. Eliane Anderi farão um apanhado de notícias para enviarmos ao Renato atualizar o site do Fórum de Defesa da UEG;

- Na próxima quinta-feira, (18/06/09), às nove e meia, na Unidade Jundiaí, faremos uma reunião com alunos do Campus da BR (reunião essa que foi transferia para o dia 19/06/09);

Depois dessa assembléia, nos reunimos com alunos da UNUCET, estando presentes integrantes de todos os Centros Acadêmicos dos cursos matutinos da UnUSCEH, professores e técnicos administrativos. Avaliamos o ato do dia, percebemos que houve falta de comunicação em relação à queima ou não dos pneus. Vimos uma data que ficasse melhor para termos a presença de alunos do Campus em nosso ato que seria na quinta, e, para melhor participação deles, ficou marcado para sexta-feira (19/06/09), na hora do intervalo (9 horas), e que faremos na terça uma “Jornada de Mobilização em Defesa da UEG”, nome criado para atos em várias unidades. João Felipe se responsabilizou em articular com algumas unidades: Iporá, Morrinhos, Formosa, Ceres, Santa Helena, Porangatu, ESEFEGO e as duas unidades de Anápolis. O ato é bem simples e simbólico, com música, algumas palavras de ordem, para manter aceso o fogo da luta e para que se crie um clima de unidade e mobilização.


1 comentários:

Lirielll disse...

E a Talita lá dando bafão na manifestação ... KKKKKKKK

Postar um comentário