sábado, 4 de julho de 2009

FLIP 2009 - Parte I

sábado, 4 de julho de 2009
Para quem não sabe, a Flip (Festa Literária Internacional de Paraty) é um dos maiores eventos literários do Brasil, talvez perdendo somente para a Bienal de São Paulo. A Flip é realizada na cidade de Paraty/RJ desde 2003 e já contou com a presença de celebridades ilustres do ramo, tais como Paul Auster, Ian McEwan, Neil Gaiman,Martin Amis, Eric Hobsbawn, além de vencedores do Prêmio Nobel como J. M. Coetzee e Nadine Gordimer. A cada ano, a festa presta homenagens a um grande escritor já morto. Em 2003, a homenagem foi para Vinícius de Morais, em 2004, Guimarães Rosa, em 2005, Clarice Lispector, em 2006, Jorge Amado, em 2007, Nelson Rodrigues, e em 2008, Machado de Assis.

Na edição deste ano, o homenageado será o poeta Manuel Bandeira (1886-1968) e ainda contará com a presença de Chico Buarque, o polêmico e mais conhecido nome do ateísmo hoje: Richard Dawkins, Gary Talese (um dos fundadores do chamado "novo jornalismo" nos anos 60), o português António Lobo Antunes, a premiada geração brasileira de quadrinistas: Rafael Coutinho, Fábio Moon, Gabriel Bá e Rafael Grampá, e mais outros 30 autores.

A festa começou dia 01 de julho e vai até este domingo 05 de julho. Publicaremos neste blog todos os vídeos com a cobertura dos principais debates e entrevistas que ocorreram na Flip deste ano, além de algumas informações extras sobre os respectivos participantes de destaque desta edição.

0 comentários:

Postar um comentário