sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Atenção educadores: II CONCURSO DE REDAÇÃO DO SENADO FEDERAL

sexta-feira, 21 de agosto de 2009
“MUITO PRAZER, SOU CIDADÃO
DE UMA REPÚBLICA CHAMADA BRASIL”


No ano em que se comemoram os 120 anos da Proclamação da República no Brasil, o Senado Federal realiza o II Concurso de Redação com o tema “MUITO PRAZER, SOU CIDADÃO DE UMA REPÚBLICA CHAMADA BRASIL”, com a participação efetiva das 27 unidades da Federação, voltado para os alunos matriculados nos dois últimos anos do ensino médio regular das escolas públicas estaduais. 

Nosso objetivo é contribuir para o processo de formação dos futuros formadores de opinião e eleitores, estimulando-os a refletir sobre a importância do Estado democrático de direito e da participação política para o exercício pleno da cidadania e oferecendo ainda a visão do papel institucional do Senado Federal e demais órgãos integrantes do Poder Legislativo Brasileiro.

O II Concurso de Redação do Senado Federal acontece após o êxito do I Concurso de Redação, com o tema: A Bandeira Nacional, elaborado e executado, em 2008, pela Secretaria de Relações Públicas do Senado, com o apoio de toda a estrutura da Casa, do Exército, da Marinha, do Banco do Brasil, da Brasiltelecom e dos Correios, e em parceria com o Ministério da Educação, o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e as Secretarias de Educação dos Estados e do Distrito Federal.

Como em 2008, a premiação do Concurso vai acontecer no dia 19 de novembro de 2009, quando, além de cumprirmos o dever cívico de comemorar o Dia da Bandeira, também, instituído no ano de 1889, pelo Decreto lei número 4, realizaremos a entrega dos prêmios, homenageando os 120 anos da Proclamação da República.

O objetivo do II Concurso de Redação é estimular a reflexão dos estudantes acerca da importância do Estado democrático de direito e da participação política para o exercício pleno da cidadania.

As inscrições vão até o dia 28 de setembro, e a participação se dá por meio da escola, que deve selecionar uma redação e enviá-la para a Secretaria de Estado da Educação até o dia 28 de setembro. A Secretaria, então, irá escolher uma redação, que será enviada para o Senado Federal até 10 de outubro para representar o estado no concurso.

NA ESCOLA — As escolas participantes já estão recebendo o kit do Senado Federal com o regulamento, uma ficha de inscrição, uma folha de redação em papel timbrado e um envelope para o envio da redação escolhida para a Secretaria de Estado da Educação.

A escola deve envolver todas as turmas dos dois últimos anos do Ensino Médio, e a direção deve constituir uma comissão julgadora para selecionar, entre todas as redações produzidas pelos estudantes, a que irá representar a escola.

A sugestão para as escolas é que as redações sejam enriquecidas pelo caráter interdisciplinar, com enfoques históricos, geográficos e outros temas pertinentes, que devem ser trabalhados previamente pelo professor. Os estudos e discussões devem convergir para a atividade de produção da redação em sala de aula pelos estudantes. Após a etapa de produção dos textos em sala de aula, os professores serão responsáveis pela escolha de uma redação por turma.

PREMIAÇÃO — O Senado irá anunciar o resultado do Concurso até o dia 13 de novembro. O aluno vencedor irá a Brasília, com as despesas de transporte, hospedagem e alimentação pagas pelo Senado Federal, acompanhado de um responsável, do diretor da sua escola e da Secretária da Educação do seu estado, quando participarão da cerimônia de premiação e de comemoração ao Dia da Bandeira, no dia 19 de novembro, no Palácio do Congresso Nacional. Na cerimônia, o aluno apresentará a sua redação.

Além disso, o vencedor receberá ainda um microcomputador e o certificado de vencedor do concurso, e sua escola receberá quatro microcomputadores, um kit com publicações do Senado e um kit com publicações do Ministério da Educação para o acervo de sua biblioteca, documentários produzidos pelo Senado Federal, uma bandeira nacional e um CD com o Hino Nacional cantado pelo Coral do Senado Federal e certificado de escola vencedora. Os classificados em segundo e terceiro lugar também serão premiados, bem como suas escolas.

O Concurso de Redação do Senado Federal tem apoio do Ministério da Educação (MEC), do Conselho de Secretários de Educação (Consed) e das Secretarias de Educação dos estados.


Senado Federal, Secretaria de Relações Públicas 
Telefones: (61)3303-1992/1993/1994/2994


Fonte: http://www.senado.gov.br/sf/senado/srpsf/Concurso_2009/default.asp


0 comentários:

Postar um comentário